quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Na trilha do ouro


 Então, como deixei avisado, passei o fds longe de casa. O diretor do meu pré-vestibular (ou PreVest, como chamo) vire e mexe organiza alguma aula de campo (e quase mata a gente quando falamos "passeio" xD ), e dessa vez embarcamos para Ouro Preto.
 Acho que todos sabem a importância histórica dessa cidade, não? Diversos eventos importantes deixaram sua marca por lá. Um "museu a céu aberto" - e que definição linda e accurate <3 -, além de também lar para diversos museus da forma tradicional. Como já falei em um post anterior, tenho uma queda absurda pela área de Humanas, então não tenho como não ficar encantada pelo lugar (além do mais, é uma graça de cidade <33 )


Praça Tiradentes, vista da entrada do Museu de Mineralogia

 E, não sei se por ser escritora/ter uma mente muito criativa, mas lugares assim mexem com a minha imaginação. Eu sempre tento me visualizar na época dos grandes acontecimentos, tento imaginar como aconteceu tudo, como foi a visão das pessoas comuns que por ali passavam no momento (certo ou errado, dependendo do fato)

 Bem, vamos aos lugares que passei: Museu da Inconfidência, Museu de Mineralogia, Parque Estadual do Itacolomi, igreja de São Francisco de Assis, duas minas desativadas (e bem diferentes uma da outra) Conseguem chutar quais gostei mais? Sinceramente, nem eu consigo xD Mas eu destacaria o segundo museu, o parque estadual e a igreja.
 Por que do primeiro: Não é à toa que minha primeira série publicada tem cada livro nomeado com uma pedra. Eu AMO isso!! Até sou tentada a futuramente (beeeemm futuramente) fazer a facul de Gemologia *^* Não para trabalhar nessa área, é só pra estudar sobre mesmo! (infelizmente sem foto por aqui pq não podia <//3 )
 Segundo: Minha formação em técnica de Meio Ambiente não foi à toa² :v Sou apaixonada pela natureza, chego a ser uma "ecochata" às vezes. Aí, ainda tem marcas históricas no lugar, pronto, to eu feliz! Só lamento não ter encontrado nenhum bichinho durante a trilha que fizemos </3 E essa parada rendeu algumas fotos *^*

Maquete do parque

Um dos painéis presentes na exposição sobre o Parque

"Nunca vi um quati de óculos"

Casa Bandeirista, que estava com uma linda exposição sobre os naturalistas que por ali passaram

E TINHA FÓSSEIS ASKDADKASDKASDKSAKDSAKDASDK <33

Um pouco da trilha :33 (mas acabei não tirando foto da parte mais legal, onde a vegetação ficava mais densa, foi mal ;-; )

 Terceiro: Pra começar, tem muita (muita (/muita/)) igreja em Ouro Preto, mas acabei só indo em uma ;-; Contudo, por sorte, foi justamente a que mais queria ir :3 Para quem não sabe, sou kardecista, mas respeito todos os credos, e tenho um apreço enorme por igrejas ou qualquer lugar considerado sagrado por alguma crença. Não sei vocês, mas me sinto em paz em lugares assim. Como se fosse possível sentir a energia boa de todas as preces que já foram feitas ali ^~^ E sou "devota" (entre aspas porque não me considero tão religiosa/dedicada assim para me chamar de devota) de São Francisco de Assis. Não só por ele ser o santo protetor dos animais, mas também porque considero a oração atribuída a ele uma das mais belas que conheço. Infelizmente, sem foto nesse tópico também >:

 Ah, e sinto que devo comentar sobre as minas. A primeira foi a mina de Chico Rei, um antigo rei africano que foi capturado como escravo, mas posteriormente conseguiu sua alforria e acabou fazendo essa mina, usando o ouro extraído para comprar alforrias de outros escravos (alguns professores desmentiram alguns detalhes, mas to contando o que ouvi lá) Essa fica sem foto porque, bem, seria impossível levar minha camera. Os caminhos eram todos bem estreitos e pequenos (chegamos a engatinhar em certo trecho), e um pedaço exigiu uma quase(?) escalada. Que bom que eu tava com as mãos livres :v

Mas a segunda posso mostrar :33 (apesar que, não se compara a estar lá) In fact, nem estava mais em Ouro Preto, e sim em Mariana, uma singela cidade logo ao lado. Essa mina, diferente da maioria, não utilizava escravos, e sim trabalhadores assalariados. Descemos de trenzinho (ou quase aheuaheua) para alcançá-la /o/ E lá tem um lago, e mds, que água translúcida! *^* (mas não se enganem, tá cheia de enxofre e arsênico, não pode beber)



(acreditem ou não, isso é um lago. não, não é o chão com cor diferente, é água)

E sabem a parte mais legal dessa viagem? Encontrei uma das minhas amigas "virtuais" (aspas porque acho que a palavra parece dar um toque meio impessoal demais), a Daniela Toledo <3 Nos conhecemos por meio da escrita (como muitos dos meus amigos daqui), ela é a autora da maravilhosa história Demônios e Mágicos, vale a pena conferir! *^*

E ela é um amorzinho, super doce e animada aksdkaksdkaksdkaksd <3 Ela ficou comigo na tarde do Museu de Mineralogia, e não pudemos deixar de caçar as pedras-título de CA xD (achamos quase todas em abundancia, mas granada (justo a do primeiro livro!) só encontramos um exemplar de uma das diversas variações >: ) Btw, o planejado era encontrar mais duas amigas minhas, mas infelizmente não deu >: Bem, fica pra próxima.




Well, acho que falei bastante já :v (btw, perdoem o atraso em postar. comecei esse post na segunda, mas internet falhando e estômago me tirando do sério me atrasaram >>: )

Um comentário:

  1. Gente, que legal! Quem dera eu fizesse esse tipo de "passeio" no meu pre-vest. =/ Se já era dificil ir com as turmas de outros anos, antes do vestibular foi praticamente um intensivão e passavamos o tempo todo na sala. Triste. ;-;
    Espero que essa viagem tenha dado ideias legais de escrita. =D

    ResponderExcluir